Segurança web, sua empresa precisa dela!

24 de janeiro de 2019 | outros | Agência Innovarte

No mundo atual os ataques virtuais estão cada vez mais frequentes, e isso não é apenas exclusividade das grandes empresas, as médias e pequenas também sofrem de ataques virtuais, que na maioria das vezes tem mais impacto por não ter uma segurança web forte.

   Com o avanço da tecnologia as empresas estão se moldando cada dia mais a essa nova realidade, porém muitas vezes acabam deixando a segurança web em segundo plano, por falta de interesse ou por ignorância o que pode acarretar sérios problemas no futuro.

Ensine as pessoas e melhore sua segurança

As pessoas estão dentro da sua empresa pode ser clientes ou funcionários, embora elas tenham diferentes níveis de acesso uma hora elas poderão errar, e quando errarem você irá perder tempo e dinheiro se não estiver com a segurança web em dia.

Sabendo disso você deve estar preparado, a segurança tanto interna quanto na web deve ser estruturada, as pessoas devem ser conscientes das ameaças na web você deve ensiná-las e restringi-las em seus níveis de acesso.

  Mas você deve estar pensando como treinar as pessoas? Isso é simples mas complexo ao mesmo tempo, as pessoas costumam ser complexas e resistentes a mudanças, por isso você deve ensiná-las sobre as ameaças na web. Informar essas restrições de acesso e saber diferenciar algumas coisas é essencial para uma melhor segurança. Alguns meios de proteção são:

Emails : não compartilhar dados pessoais no e-mail da empresa; não usar e-mail pessoal e muito menos compartilhar dados da empresa para e-mails estranhos; não abrir e-mails suspeitos e nem inserir dados neles.

Sites suspeitos: bloquear o acesso aos sites em geral e liberar apenas os que são de uso diário e necessário para o serviço; evite clicar ou entrar em sites e propragandas suspeitas.

Aplicativos mobiles: podem estar infectando sua rede sem você saber, não colocar os celulares na rede ou em uma máquina da empresa, para não infectar sua rede ou a própria máquina.

 Essas são algumas dicas para melhorar a segurança com as pessoas, mas o mais completo é fazer as pessoas seguirem isso e não tentarem burlar os procedimentos e diretrizes de segurança.

Infraestrutura de segurança

          Os dados das empresas são seus recursos mais importantes. Você deve proteger sua rede interna com níveis de acesso, e com algumas coisas básicas, como por exemplo proteger as máquinas dos usuários. Instalando antivírus nas máquinas, proteção e consciência dos próprios usuários.

Como proteger minha rede?

Nesse processo você precisará de um pouco mais de recursos, porém é uma das principais áreas da sua empresa para conseguir proteção externa. Como protegê-la?

Coloque firewall: restrições de acesso de dados a sua rede proibindo certos sites de serem acessados assim restringindo a navegação do usuário na rede, senhas fortes para dificultar o acesso de pessoas não autorizadas, lembre-se de trocar a senha periodicamente, controle de login para acessar sua rede via wi-fi para conseguir assim ter pelo menos o básico de controle de  acesso em sua rede,

Faça backups: fazer backups dos seus dados na nuvem para caso algo venha a acontecer sua empresa terá como recuperar os dados, assim impedindo algo pior, e antes de contratar uma empresa em nuvem verifique a empresa para não entrar em uma furada.

       Para finalizar vamos fazer um resumo de tudo que foi informado acima, a segurança na web depende de vários fatores importantes, entre eles estão as pessoas que estarão no dia a dia na sua empresa elas devem saber lidar com possíveis riscos na web, sua infraestrutura deve ser segura e restritiva por níveis de acesso e senhas fortes para dificultar a vida de pessoas má intencionadas, faça backups constantes para proteger seus dados porque eles são as informações da sua empresa. Agradeço por terem chegado até aqui e espero que tenham gostado.

Alexandre Tambra